terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Como passar no vestibular sem sofrer.

Saiu uma matéria na Galileu sobre : Como passar no vestibular sem sofrer;" A fórmula é esta: Aprender a estudar, evitar o stress e não esquecer que lazer é fundamental." Por Álfio Beccari/Célia Murgel


"O segredo para entrar na faculdade está ao alcance de todos. Trata-se de conciliar dois fatores básicos: estudar e manter o equilíbrio emocional, sem se estressar. Dito assim, parece fácil - e, de fato, pode ser, desde que o aluno tenha persistência e método, como ensinam os quadros das próximas páginas. "


Para continuar lendo Aqui .


A matéria é muito interessante. São várias dicas!!! Leiam :)

Um beijo.

G1 e Dr. Drauzio Varella!


"Em entrevista ao G1, o médico cancerologista fala sobre a escolha da carreira, o vestibular e a profissão"


G1 - Que conselho o senhor daria para uma pessoa que quer fazer curso de medicina?
Varella - Medicina é uma profissão para quem gosta de estudar, você pode não gostar de muitas coisas, inclusive ser médico sem gostar de doentes, tem muita coisa que você pode fazer sem ter contato com doentes. Mas tem que estar disposto a ter um programa de vida: vou estudar até o fim da vida. Se você não tiver esse tipo de disposição, aí eu acho bobagem, acho melhor fazer outra profissão. Aqueles que vão para a medicina buscando só ascensão social fazem besteira. Tem outras profissões que você pode ganhar muito mais dinheiro e ascender socialmente mais depressa que na medicina.


G1 - Como foi sua preparação para o vestibular?
Varella -
 Fiz dois vestibulares, um durante o colegial, não passei, e depois no outro ano entrei em segundo lugar na turma. Naquela época era muito difícil entrar assim, logo de cara, na faculdade. Na minha turma tiveram só dois que entraram direto.




" Em medicina é fundamental estar atualizado, se não, em cinco anos está fora do mercado. As coisas mudam muito depressa." Dr. Drauzio Varella 

Continue lendo a Entrevista com Dr. Drauzio Varella   .

Ah, aproveitando a inspiração, encontrei 3 tumblrs : 

  1.  Adventures in Medical School ( em tradução livre : Aventuras na escola de Medicina) é um site de pura imagens relacionado a área de Medicina;
  2. Articulo mortis: "at the point of death" (  Um blog focado principalmente na representação da anatomia humana na arte)
  3. My White Coat ( o meu tumblr )
Algumas fotos: 




Ps. A maioria das imagens são fortes.

Aproveitem :)


Um beijo.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Médicos sem fronteiras

Parece clichê, mas é verdade. Todo estudante de medicina ou qualquer na área da saúde tem como objetivo principal AJUDAR. Sim, a grande maioria! E eu não sou diferente um dos motivos que me levou a escolher Medicina foi ajudar.  Sempre tive vontade de ir para os países pobres como: Etiópia, Moçambique, Niger, Angola, Republica do Congo e vários outros. E buscando uma maneira de como ir encontrei : os  Médicos sem fronteiras  " é uma organização médico-humanitária internacional, independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam. Também é missão de MSF tornar públicas as situações enfrentadas pelas populações atendidas."


Fiz uma pequisa e para eu trabalhar no MSF, eu preciso:
  1. Ser um profissional formado com experiência;
  2. Falar português, inglês, francês e outro idioma como espanhol ou árabe;
  3. Ter 12 meses ou mais disponível para trabalhar no exterior;
  4. Ter experiência pessoal ou profissional fora dos grandes centros urbanos no Brasil ou exterior;
  5. Ter interesse em trabalhar com pessoas que vivem em condições difíceis;
  6. E estar disposto morar longe da família.

Já estou a caminho do primeiro item. 


Flirck do MSF


Um beijo.








sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dica!

No blog A neurose, divulgou duas lista para ajudar na organização dos estudos.

  1. Cronograma de atividade semanal:" Bem básica, para organizar os exercícios que você deve estudar a cada dia e para fazer observações. Imprima uma por semana e cole na parede ou a tenha na sua Área de Trabalho (Desktop)."
  2. Horário de estudos : "As instruções são importantes mesmo. São dicas que eu dou e que me ajudaram a passar. Não seguia todas sempre, mas as tinha como base. Use para organizar seu horário de estudos, por matérias."
Já imprimi as duas tabelas e organizando tudo em uma pasta. E você, como faz para manter a organização?


Matéria retirada A neurose.


Um beijo e estudem muito.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Os 10 melhores sites e blgos de Física segunda a InfoEnem!!

A pedido do meu amigo Luís Felipe , aqui estão os 10 melhores sites e blogs de Física do Brasil segundo a InfoEnem l, vamos lá a lista!





SiteConteúdoNavegaçãoAparênciaInteratividadeAtualização
Só Física101010105
Física Net97556
Ensino de Física online9101059
Ligado na Física99887
Info Escola Física108859
Mundo Educação Física89957
Adoro Física77766
Sociedade Brasileira de Física6109510
Estude Física910877
Física Moderna76769



Matéria retirada do site InfoEnem.


Em breve de Biologia e História.

Obrigada pela visita!!!

Um beijo e estudem muito.

Olá, agradeço desde já a visita de todos!
InfoEnem divulgou uma lista dos dez melhores sites e blogs de QUÍMICA.
Os dez sites e blogs e suas respectivas notas :

SiteConteúdoNavegaçãoAparênciaInteratividadeAtualização
A graça da Química10910108
Químicas sem segredos108789
Só Química9101096
Química geral88768
Brasil escola - Química86656
Química Online75755
Professor Paulo Cesar96586
Química Procura76665
Portal Química77858
Professor Emiliano Chemello 67797










Todos os sites são excelentes!!!


Matéria retirada InfoEnem . 


Um beijo e estudem muito.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dica !

"O GUIA DO ESTUDANTE conversou com os primeiros colocados da Unifesp, UFPR, USP, Unicamp e UFRJ e todos dizem a mesma coisa: altas doses de determinação, boa vontade e muitas horas de estudo são a garantia de bons resultados."

"“Antes de sentar na cadeira e focar nos estudos, é muito importante estar motivado. Saber por que quer passar no vestibular - e se lembrar disso - é fundamental para aqueles dias em que bate um desânimo”, conta o estudante Raif Simão, 18 anos, que depois de se dedicar completamente aos estudos em 2011, teve os esforços recompensados com o primeiro lugar no vestibular de Medicina da Unicamp deste ano." 







1. Organize o seu tempo de estudo
É fundamental não perder o ritmo dos estudos para não se atrasar no conteúdo. Para manter a organização, o estudante Felipe conta que nunca deixou uma matéria para depois. “
Tentava estudar e resolver todos os exercícios o quanto antes”, conta. 

Já o estudante Luiz Guilherme Seleme, primeiro colocado geral do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a tática foi estipular metas semanais. “Planejava os assuntos que queria estudar durante aquela semana e o número mínimo de exercícios que deveria fazer”, relata.

2. Escolha o lugar ideal para estudar 
A escolha do local de estudos também é muito importante. O ideal é estudar em ambientes que facilitem a concentração e estimule os estudos, como bibliotecas e salas de estudos. O estudante Leonardo dos Anjos Cunha, 17 anos, primeiro colocado em Engenharia da USP, seguiu a risca a dica. “Preferia ficar estudando na escola para evitar distrações. Se ficasse em casa, ia querer entrar na internet toda hora", diz.

O estudante Raif acabou estudando em casa mesmo, mas adotou estratégias para manter a concentração: desligava o computador da tomada. “Estipulava meia hora no final do dia para olhar e-mails e responder alguma coisa nas redes sociais e só”, explica. 

3. Mantenha a rotina de estudos
Não tem jeito, para passar no vestibular tem que estudar e muito. As histórias de sucesso dos primeiros colocados são também as histórias de longas jornadas de estudo, em geral, de 13 a 15 horas diárias, incluindo o horário do cursinho. “O momento de estudar é durante o ano, não em dezembro”, afirma o estudante Felipe.

4. Estude até no tempo de lazer
É claro que descanso é fundamental, mas, em ano de vestibular, mesmo esses momentos podem ser aproveitados para revisar alguma matéria ou fixar algum conteúdo. Foi o que fez Felipe Scalisa. Ele decidiu aproveitar o período de férias e feriados para ir a museus e ver um pouco mais de perto conteúdos que já tinha vivenciado na sala de aula.

O estudante Raif também aproveitava cada minuto dos momentos de lazer. Ele conta que na pescaria, por exemplo, aproveitava para observar mais de perto os peixes, memorizar as estruturas e ver na prática o que o cursinho ensinava na teoria.

5. Faça fichas-resumo para fixar conteúdos importantes
Para ajudar a lembrar de todas as fórmulas e nomes das inúmeras disciplinas, a dica é fazer fichas-resumo dos temas mais importante. Outra sugestão dos campeões dos vestibulares é colar nas paredes do quarto papéis com algumas fórmulas importantes. 

6. Escreva sempre que possível 
A redação pode ser um grande diferencial nos resultados dos vestibulares. Por isso, vale a pena investir nela. E, nada melhor do que escrever para treinar o texto. Foi exatamente isso que a atriz Bianca Salgueiro,18, aprovada em primeiro lugar geral da UFRJ, fez. A garota escrevia, pelo menos, duas redações por semana.

Mas, nem só de escrita vive a redação. A leitura também é muito importante, garante o estudante Felipe. “A dica mais preciosa que posso dar é: saiba sempre mais do que o necessário”, diz ele. O estudante conta que durante o cursinho leu textos de filósofos e sociólogos, o que o ajudou a formar um pensamento mais crítico que ele conseguiu utilizar em todas as redações.

7. Estude em várias fontes
Outra dica dos estudantes para mandar bem nos exames é tentar ver o mesmo conteúdo sob óticas diferentes, diversificando as fontes. Enquanto estudava para as provas, o estudante Felipe Scalisa foi adepto da prática e ele garante: além de fixar o conteúdo, a tática faz com que a pessoa tenha uma visão mais crítica do assunto. “Eu estudava as matérias de história, por exemplo, no material do cursinho e em livros diferentes”, diz. Além disso, Felipe passava horas analisando o "Google Maps" e suas fotos, para compreender o relevo, vegetação e clima dos territórios.

8. Resolva provas antigas
Um mês antes dos vestibulares, o ideal é começar a fazer a revisão para os exames. Nada melhor para isso do que resolver provas antigas. No final do ano, o estudante Raif se concentrou em resolver provas antigas dos vestibulares que ia fazer, com Fuvest, Unicamp e Unesp, para pegar prática e incorporar o espírito da prova.

9. Um dia antes da prova
Depois de um ano todo de estudos, o melhor a se fazer um dia antes das provas é relaxar. “Além de ouvir óperas para me manter mais tranquilo, fazia um ritual de isolamento da minha família para manter o foco”, conta Felipe.

Já a estudante e atriz Bianca adotava técnicas diferentes, que variavam de acordo com o tipo de prova. “Em véspera de exames objetivos, que costumam ser mais longos e cansativos, eu procurava descansar e relaxar, para evitar cometer erros bobos por cansaço. Já em provas discursivas, procurava dar uma revisada nas matérias em que eu tinha maior dificuldade”, conta.

10. Durante a prova
E no grande dia, como será que os melhores candidatos se comportam? Segundo o estudante Luiz Guilherme Seleme, durante o exame o essencial é saber administrar o tempo. ”Sugiro seguir a sequencia natural da prova, mas caso alguma questão comece a tomar muito tempo, é melhor seguir em frente e retornar depois”, explica.

Já Felipe optava por relaxar e chegar mais cedo para se familiarizar com o ambiente. “Gostava de levar também bebidas energéticas para manter a concentraçãoRespondia tudo pensando no corretor, como ele corrigiria e o que provavelmente esperaria de um candidato”, conta.

Matéria retirada do site GUIA DO ESTUDANTE . 

Um beijo e estudem muito.