sábado, 10 de março de 2012

Entrevista : Jaynne Magalhães.

Essa semana criei coragem e mandei uma mensagem perguntando se ela aceitava se entrevistada. Ela aceitou e aqui estou eu com as perguntas e respostas. As perguntas serão em azul e as repostas em vermelho, ok ?


"Oi, Jaynne. Muuuito obrigada, viu ?! Bom, primeiro dá os devidos parabéns, pois você merece. Medicina é um curso tão concorrido, mas não impossível. Eu resolvi fazer essa entrevista porque estou precisando de ajuda, já vou pro terceiro ano tentando e então já que você passou, vim pedir essa ajudinha. hehe. Então vamos as perguntas!!! :) "

"Oi Gabi, de nadinha dear! Tô é me achando por ser entrevistada, hahahaha! Brigada visse?! E esse ano vc passa que aí eu aplico o trote ok?! ;*  "

  • Qual era sua rotina de estudos ?
Bom, eu tentava estudar todos os dias. Todas as manhãs, de preferência em casa, eu ligava minha música no máximo, me jogava no sofá e lia a manhã toda! A tarde já era mais light e à noite já voltava a estudar. As madrugadas são ótimas pra estudo, rola aquele silêncio absoluto que facilita muita coisa.
  • E você, presava a hora do descanso ? como ?
 Olha, descansar é fundamental. Sempre que se sentir cansada, pare, descanse, durma, assista TV. No meu caso eu tinha a hora da novela, que era sagrada! hahaha! Mas sempre que me sentia cansada eu largava o livro. Mas compensando depois, é claro. 

  • Como organizava os estudos ?
 Eu, na verdade nunca organizei meus estudos, por que eu nunca consigo cumprir. Eu traçava metas, como por exemplo, ler todo o livro de química geral e fazer o resumo do mesmo do caderno. E aí eu me dedicava à isso o tempo que precisasse. Quando a gente planeja demais, acaba por não cumprir todo e depois se decepciona com isso.

  • Onde estudava ( biblioteca, casa) ?
Pra mim, o melhor local de estudo é minha casa. Mas isso nem sempre vale pra todos, quem tem criança em casa, por exemplo, não consegue estudar bem. Aqui somos só eu, minha mãe e meu pai, então eu tinha sossego.
  • Participava de grupos de estudos ?
Na verdade não. Só às vezes que eu ajudava alguns amigos ou pedia ajuda numa coisinha ou outra. Mas acho mais proveitoso estudar sozinho.
  • E aos finais de semana: estudava ou descansava ?
 Estudava. (:
  • Teve momentos de stresses, pensamentos negativos, pensava que não ia conseguir ?  E se sim, como lidava ? 
Tive muitos, muitos mesmo. Eu ficava deprimida, largava os livros e ia ver TV. Mas aí algum amigo levantava meu astral e eu voltava a estudar. Durante o ano, o vestibulando sofre demais de insegurança, talvez esse seja o nosso mal, não acreditar em nós mesmos, mas devemos mesmo assim continuar estudando. Uma coisa legal é se distrair qndo acontece isso, sair com os amigos, ver um filme alegre, assistir House, Grey's Anatomy[ver esses seriados me fazem pensar que um dia vou ser eu vestindo meu jaleco e atendendo pacientes] hahaha ou ouvir música enquanto relaxa um pouco. Desistir? Nem pensar! (:
  • Tinha tempo para praticar algum esporte ? 
Tempo a gnt arranja (: No fim do ano passei a andar de bicicleta, mas era só. Nunca fui muito ligada em esportes.
  • Você estudou por quais livros ?  
Os três volumes do Amabis e Martho [biologia] com complemento no Cesar e Sezar. Os três volumes do Ricardo Feltre [química]. Pra física eu usava o livro do Bojorno. Pra matemática eu usava Marcondes Gentil Sérgio, por que ele explica simplificadamente. Pra História eram tantos que eu lia ao mesmo tempo, mas os da Patrícia Ramos Braick. Nas outras matérias eu só usava o que anotava nas aulas.
  • Recomenda alguns sites que te ajudou  ? 
Sim sim.  Mundo Vestibular
Blog de Biologia       -> esse é ótimo, muitos resumos e exercícios de biologia!
  • No cursinho, como fazia para prestar a atenção nas aulas "chatas" ?
 Nossa, isso era difícil ó! O jeito é pensar que se você não prestar atenção, não vai passar. Mas cursinho só ajuda mesmo se você já tiver estudado um pouco o assunto em casa. No meu caso, só passei quando me dediquei mais ao estudo em casa, sozinha. A gente tem a falsa impressão de que se for ao cursinho e copiar o que o professor diz, a gente está estudando e aprendendo. Ler os livros e fazer exercícios e resumos é bem mais produtivo.
  • Fez muitos simulados ?
Simulados não, mas exercícios fiz muito. 
  • Bom, já tem muitas perguntas, né. hehe. Pra fechar, O que você acha que mais contribuiu pra sua aprovação 
Meu estudo individual, meus resumos e a leitura do meu caderno toda semana me ajudaram demais. Acho que ler os livros por si só, fazer os exercícios sem ajuda e pesquisar pra resolver as dúvidas é essencial!!!
Ah, Gabi, de nada! Na verdade, eu adorei isso aqui. Não esquece de me passar o link, ok?!
Espero que você se dedique e arrase neste vestibular! (:

Beijoooo ;*
 
Bom, o resultado de toda essa dedicação foi a sua aprovação em MEDICA - UFRR!!!

Muuuito obrigada, Jaynne. Sucesso na nova etapa!! E sim, serei sua caloura...


Eai pessoal. gostaram da entrevista? Eu amei e vi onde estava errando. Eu me organizo muito e no final das contas não estudo tanto quanto planejava. 

Um beijo e FOCO!

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

só os fera...

Postar um comentário